13 de maio: a abolição aboliu o quê?

By in
499

Em 2014, comemora-se 126 anos da Lei Áurea, quando o Estado Brasileiro passou a considerar ilegal o direito de propriedade de um ser humano sobre o outro. Rotulamos o 13 de Maio como “O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo”, isto porque, depois da Lei Áurea, o Estado Brasileiro não tomou medidas que favorecessem a integração social do escravo negro, abandonando-o a própria sorte.  

Prof. Cesarino Jr. Fundador do PDC
Prof. Cesarino Jr. Fundador do PDC – Enfrentando preconceitos

Longe de representar a democracia racial, a Lei de 13 de Maio de 1888 assinada pela Princesa Isabel, não colocou o negro em condições de equidade social política e econômica no país. A intolerância religiosa e a discriminação cultural discrepantes são expressões claras do preconceito contra este povo que ainda espera pela sua real alforria.

Por exemplo, as estatísticas do IBGE registram grande desigualdade em relação a negros e brancos. Alguns exemplos referentes à educação são bastante significativos. Os dados mais recentes apontam a taxa de analfabetismo das pessoas com 15anos de idade ou mais: 8,3% de brancos e 21% de negros.

Percebam, assim, que o racismo ainda é um triste realidade em nosso país, tipificado pela violência policial assassinando os nossos jovens negros, o descaso com a saúde, a educação, o transporte e moradia que atingem mais diretamente os afrodescendentes.

A libertação formal do negro não foi acompanhada de uma política de distribuição de terra e apoio efetivo para seu ingresso na sociedade, colocando o negro na condição de subalterno, situação que ainda persiste nos dias de hoje!

Nós, do PSDC (Partido Social Democrata Cristão) somos parte de uma luta antirracista e contra qualquer forma de preconceito no Brasil e no mundo, o que não poderia ser de outra maneira, porque nos identificamos com o Professor da Faculdade de Direto São Francisco, uma das maiores autoridades do Direto em todos os tempos, criador do Direito do Trabalho no Brasil, Médico e Professor de Administração, Cesarino Júnior, um homem negro e justamente aquele que trouxe a democracia cristã para o Brasil, ao fundar em 09 de julho de 1945, o PDC – Partido Democrático Cristão.

PROFª CLEUSA AMARANTE – Presidente Nacional do
MOVIMENTO PSDC CONTRA TODO RACISMO E PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *