Democracia Cristã há 70 anos na luta para que não percamos os pilares da família e da sociedade brasileira

By in ,
281

Alicerçada nos princípios da dignidade humana, colocando a pessoa como centro do processo político social, o pensamento Democrata Cristão estava presente na Europa desde o século IXX, reafirmando as noções de solidariedade, justiça e liberdade. A idéia sempre foi construir sociedades livres, justas e solidarias. Graças a ela países arrasados pelo caos da segunda guerra mundial não perderam de vista seus valores e conseguiram se reerguer tornando-se sociedades ainda melhores.

Entre seus principais pensadores podemos desatacar Jacques Maritain, Emmanuel Moriner, Étienne Gilson e Louis-Joseph Lebret, ressaltando que se deve a Lebret a máxima “O grande mal não é a pobreza dos necessitados, mas sim a indiferença dos ricos e abastados”.

Como expressão político-partidária a Democracia Cristã surge em 1942 na Itália pelas mãos de Alcide De Gasperi que funda, durante segunda Guerra Mundial, como opositora aos regimes Nazista e Fascista, o PDC, Partido Democrata Cristão que 2 anos depois chegava a uma Alemanha, sob a liderança de Konrad Adenauer, que funda a CDU, União Democrata Cristã, sendo reeleito três vezes para a chancelaria sendo o grande responsável pelo país superar os males causados pelo conflito. A Alemanha, nos dias atuais, conduzido pela Chanceler Democrata Cristã Angela Merkel, também três vezes reconduzida ao cargo, ocupa um lugar de destaque na União Européia.

No Brasil a Democracia Cristã chegou em 1945, quando em 9 de julho, no Teatro Municipal de São Paulo o Professor de Direito Cesarino Junior funda o PDC – Partido Democrata Cristão e já em 1946, participa da Assembléia Nacional Constituinte representado pelos Deputados Federais, Monsenhor Arruda Câmara de Pernambuco e Manuel Vitor de São Paulo.

É bom salientarmos que em 1947, portanto no ano seguinte ao realização dessa Constituinte, acontece, em Caracas na Venezuela, o 1º Encontro dos Democrata Cristãos das Américas que viria a ser a base sobre a qual se formaria a ODCA – Organização Democrata Cristã da América. Na ocasião estava presente um iniciante na carreira política que veria a ser um dos nomes mais respeitados na política brasileira
André Franco Montoro.

Em 1965, o regime militar, com a edição Ato Institucional nº 2, põe fim a existência dos 13 partidos então existentes entre eles o PDC.

Em 1985, portanto 20 anos depois, a Democracia Cristã foi refundada pelo médico Jorge Coelho de Sá que convoca José Maria Eymael para organizar o PDC em São Paulo como seu Presidente e candidato a Prefeito da cidade e no ano seguinte 86, a Democracia Cristã elege 5 Deputados Federais, entre eles Eymael, que passam a integrar a Assembléia Nacional Constituinte que dá ao Brasil sua nova Carta Magna. Sendo Eymael é o responsável por nada menos que 145 propostas criadas, defendidas e aprovadas.

Em 1993 acontece a fusão entre o PDC e o PDS. Apesar de todos os esforços do Constituinte Eymael, em uma decisão profundamente equivocada do Diretório Nacional do partido ele não conseguiu impedir a fusão e a Democracia Cristã mais uma vez é extinta.

Em 30 de março de 1995, a Democracia Cristã volta à cena política sob a liderança de José Maria Eymael como PSDC, que acrescenta um “S” a sigla para demonstrar o compromisso da legenda com as questões sociais. Assim nascia o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, que desde então tem participado de todas as eleições tendo em seus quadros atualmente um relevante números de prefeitos, cerca de 500 vereadores
em todo o Brasil, Deputados Estaduais e Federais e esta presente em mais de 2200 municípios tendo em seus quadros 250 mil filiados com o objetivo de atingir em 2018 a marca de 1 milhão de filiações em todo Brasil.

No próximo dia 27 de agosto o PSDC e todos os líderes Democrata Cristãos do Brasil e das Américas, o Presidente da ODCA, Organização Democrata Cristã da América, Jorge Ocedo Moreno, já confirmou presença, assim como os seus 27 Presidentes estaduais todos os Deputados Federais e Estaduais, comemorarão os 70 anos da chegada da Democracia Cristã no Brasil. A celebração de gala acontece nas dependências do Teatro Ruy Barbosa no Mackenzie em São Paulo onde junto todos os Democrata Cristãos que lutam por um Brasil e um mundo aonde cada vez mais se construam sociedades livres, justas e solidarias se uniram em uma só voz, um só coração e um único espírito o da fraternidade, da igualdade e da solidariedade.

Democracia Cristã: 70 anos de Brasil.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *