Democracia Cristã Mulher

9 de julho: Revolução constitucionalista e fundação do PDC

0
9 de julho: Revolução constitucionalista e fundação do PDC

9 de julho: Revolução constitucionalista e fundação do PDC

No dia 9 de julho de 1945, com o teatro municipal lotado, Cesarino Junior junto com outros companheiros fundava o PDC, Partido Democrata Cristão, que trazia na bagagem as ideias de se construir no Brasil uma sociedade livre, justa e solidaria. Neste mesmo dia, 13 anos antes, em 1932, São Paulo declarava ao país e ao mundo que o Brasil necessitava, urgentemente, de uma Constituição que nortearia os rumos da nação, pois a forma de governo imposta aos brasileiros pela revolução liberal liderada por Getulio Vargas, dois anos antes em outubro de 1930, já não era mais possível.

São Paulo foi às armas e perdeu a revolução, duramente reprimida por Getulio e suas forças, no entanto em 1937, seu grito ecoou e o presidente se viu obrigado a dar ao país o que São Paulo reclamara cinco anos antes, a sua Carta Magna. Embora ainda não fosse a Constituição dos sonhos, pois concentrava demasiados poderes nas mãos de Presidente da Republica, era um passo importante na ascensão democrática do país.

Tudo isso só foi possível pela rebelião e pela voz altiva dos paulistas. Anos depois, Vem o catedrático em direito Cesarino Junior, que participara no governo Vargas brindando os brasileiros com as leis trabalhistas, Cesarino Junior e trás para o pais as ideias e ideais da Democracia Cristã, que, na época na Europa, reconstruía as nações destruídas pelo autoritarismo nazista e fascista. Os Democrata-Cristãos se tornariam os maiores defensores dos ideais constitucionais, tendo participado de todas as Assembléias Nacionais Constituintes, que se seguiram, ficando conhecidos como o partido da Constituição.

Assim neste 9 de julho São Paulo comemora o sacrifício de sua gente na revolução de 1932, conhecida como a revolução Constitucionalista e comemoram os Democrata- Cristãos os seus 70 anos de existência no Brasil.

Democracia Cristã: 70 anos de Brasil!

Entre em contato